quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

O boicote ao IPTU no Rio e o Ex-Blog de Cesar Maia...

Curiosa a respeito da mobilização no Rio de Janeiro para boicotar o pagamento do IPTU, estava em busca de mais informações. O movimento reflete a insatisfação da classe média carioca com a atual administração da cidade, e pretende esvaziar os cofres da Prefeitura para que o dinheiro do imposto não seja utilizado em campanha eleitoral do prefeito Cesar Maia.

Daí que eu descubro então que Cesar Maia tem um blog. Procuro-o, encontro-o, e, para a minha surpresa, não é mais um blog, é um ex-blog. Isso mesmo, o Ex-Blog de Cesar Maia, com a seguinte legenda embaixo: "Notícias publicadas, e não publicadas e comentadas". E mais, "agora somente por e-mail! Receba o Ex-Blog de Cesar Maia!"

Não moro no Rio, não sei qual é a situação da cidade, e não me sinto em condições de julgar a administração. Tudo o que sei é que há um grande movimento de desobediência civil na cidade. E que o prefeito tinha um blog, e agora tem um ex-blog. Que ele deixou bem claro que gosta de brincar de Internet, mas sem muita interatividade, hein? Publicar tá valendo, mas daí deixar o povo comentar, aí complica. Bom mesmo era no tempo da televisão e do jornal, em que ele podia falar e não tinha q ouvir. Agora, esse negócio de blog dá muito trabalho; vamos chamar de ex-blog e mandar por e-mail, como uma newsletter.

Isso ilustra com prefeição a mentalidade de muitos dos nossos governantes a respeito das novas possibilidades de interação com o seu público, e do novo cenário comunicativo. Cesar Maia não estava preparado - e duvido que estivesse mesmo interessado - para ter um blog. Porque isso significa que ele poderia falar, mas que também teria que ouvir. E ouvir coisas que nem sempre são as que ele gostaria, ou que gostaria de publicar.

É preciso estar preparado para a interatividade. Muitos são aqueles que querem se propor a isso, poucos são os que entendem o que significa. E significa assumir um espaço onde predomina a franqueza entre os interlocutores, um espaço onde a comunicação tem realmente duas vias. Significa ter a liberdade de falar, mas também ter o dever de ouvir e responder aos comentários nem sempre amigáveis, mas sinceros. Enfim, significa interagir, e muitos ainda não entenderam bem essa parte. Sobretudo, significa que não existem mais prédios, seguranças, gabinetes, distâncias e barreiras que impeçam um cidadão de se fazer ouvir pelo seu governante.

Nenhum comentário: