quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Próximos passos

Há algumas semanas tive uma reunião esclarecedora com o Massimo. Resolvemos algumas coisas sobre a metodologia e sobre o foco do TCC.

Não vou conseguir abraçar o mundo, lógico, e a maioria dos assuntos que um dia eu acreditei que virassem capítulos vai fazer parte apenas da introdução. Percebi que talvez a grande questão a ser discutida é a relação entre mídia e poder, ou, mais exatamente, entre formas comunicativas e modalidades de poder.

Há um foco especial na forma como o cidadão se relaciona com este mesmo poder. Porém, falar de cidadania significa ter que enfrentar um questão cabeluda: o que são o cidadão e a participação política hoje, uma vez que a própria cidadania é ligada a limites físicos do território (ou melhor, a um sistema jurídico que está vinculado a um território delimitado), e que o espaço virtual ultrapassa e explode estas mesmas fronteiras?

Quanto à metodologia, decidimos começar pela seleção dos cases a serem comentados, para depois partir para as construções teóricas. Abaixo, uma lista dos mais interessantes (todos, ou quase, presentes na lista de links):
  • V Day
  • Greenpeace
  • Burma
  • Nossa São Paulo/ Bogotà Cómo Vamos
Minha pesquisa ainda não acabou e também não sei se todos estes servirão. Outros podem ser adicionados à lista a qualquer momento!

Pensei também falar sobre a obra de Giuseppe Spada (Mono No Aware), por ser uma forma de cyberativismo artístico.

Um livro foi adicionado à bibliografia - "O Futuro da Democracia", de Norberto Bobbio. Devo pesquisar também algo de Alan Turain.

E o próximo passo é fazer um belíssimo cronograma, q já to atrasada!

Nenhum comentário: