segunda-feira, 23 de junho de 2008

E a saga chega (quase) ao fim...

Sim, cheguei ao fim, e concluí o TCC, cujas aventuras e desventuras ficaram registradas neste blog, aberto em outubro de 2007. No final, foi a minha cabeça que sobrou, sim, mas não intacta e muito menos a mesma. Está povoada de muitas outras cabeças, que agora a habitam, de pensamentos que antes ali não haviam, após o processo extenuante e fascinante de construir um pensamento sobre algo que a instigava.

Este trabalho terminou bem diferente do que foi concebido, como se pode notar pelos primeiros posts. Comecei pensando em falar mais sobre a política, o território e as redes sociais urbanas, e por fim o trabalho girou mais em torno da comunicação, da opinião pública e da democracia, com um foco no choque entre as sociedades condicionadas pela tecnologia comunicativa analógica e as novas organizações sociais condicionadas pela tecnologia digital e pela rede. Apesar de ter terminado tão diferente de como começou, sinto que o objetivo da minha pesquisa e o objeto da minha curiosidade foram plenamente atingidos.

O trabalho é constituído a partir de uma pesquisa bibliográfica, e portanto por um percurso teórico que ocupa 3 dos 4 capítulos. O último capítulo é dedicado à análise do blog de Beppe Grillo, que me pareceu o exemplo perfeito de todos os fenômenos observados ao longo da reflexão teórica.

Nos posts subjacentes, eu coloco os links para os textos originais dos Comunicados Políticos (Comunicati Politici), posts cujos trechos foram citados no TCC, e uma videografia, com alguns vídeos que considerei exemplares para alguns temas abordados no trabalho.

Os links para o trabalho estão na barra lateral.

É isso, por enquanto. Este fim, batalhado por meses com suor, sangue e, não raro, lágrimas, agora não me parece mais do que um começo...

Um comentário:

Fabiano disse...

parabéns pela conclusão. acompanho de perto seu blog ;) abs

Fabiano
www.nomade.blog.br