sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Free blogger

Volto aqui para destacar, entre tantos acontecimentos que continuo acompanhand0 através do blog de Beppe, a mais atual reação do governo berlusconiano aos fenômenos da rede: o projeto de lei Levi/Veltroni, mais conhecida como "amazzablogger", ou seja, "mata-blogger". Para saber mais sobre ela, leia o post no blog de Beppe.

Imediatamente, Beppe Grillo lançou uma campanha contra a lei em seu blog. Pede que blogueiros de todo o mundo enviem-lhe uma foto com os dizeres Free Blogger. Vale participar, não por temor da aprovação da lei, mas para registrar um protesto contra a ignorância de quem a concebeu. Basta estar minimamente conectado para entender por quê esta lei já nasce morta.

Eu já mandei a minha, e ela pode ser vista no endereço abaixo. Trata-se de uma comunidade do Flickr onde estão sendo colocadas todas as fotos enviadas.
http://www.flickr.com/photos/32358021@N03/3029797364/

Semelhanças com o projeto de lei do nosso caríssimo e equivocadíssimo Senador Azeredo não são meras coincidências. Trata-se, em última análise, dos conflitos vividos por uma sociedade em transição, dividida entre dois paradigmas muito diversos. E o Estado, pelo menos em grande parte dos países, ainda vive no paradigma analógico e procura desesperadamente enquadrar, sem sucesso, o paradigma da sociedade digital e em rede, a qual ainda não compreende.

Nenhum comentário: