domingo, 2 de março de 2008

Bobbio - A importância do Dissenso

“O pluralismo enfim nos permite explicar uma característica fundamental da democracia dos modernos em comparação com a democracia dos antigos: a liberdade – melhor: a liceidade – do dissenso”. (pg 73)

Bobbio posiciona como característica distintiva da democracia moderna, não o consenso, mas sim o dissenso. O espaço disponível para o dissenso é não só um termômetro do caráter democrático de um regime, como também da veracidade do próprio consenso.

“Quero dizer que, num regime que se apóia no consenso não imposto a partir do alto, alguma forma de dissenso é inevitável e que apenas onde o dissenso é livre para se manifestar o consenso é real, e que apenas onde o consenso é real o sistema pode proclamar-se com justeza democrático”. (pg 75)

O dissenso é também uma chave fundamental para compreender a democracia no contexto digital, pois este permite não apenas a criação de novos espaços de participação, como também a tomada da palavra por quem quer que seja. Hoje assistimos à multiplicação das vozes na sociedade, muitas delas ouvidas pela primeira vez. Basicamente, o amplo espaço para o dissenso é também a garantia de poder ter voz própria.

Nenhum comentário: